segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

“Educador e educando"




Amor, ninguém deve abdicar desse sentimento em nenhum momento, muito menos o professor, um profissional que deve se utilizar da afetividade diariamente em seu ambiente de atuação,do contrário, o lecionar se torna um mero cumprimento de carga horária e uma tortura para ambas as partes, o educador deve ser norteado por três “ãos”:Vocação, paixão e doação, algo que pode sobrepujar a própria razão, pois isso é amar, numa alusão a etimologia,é preciso extrair, conduzir o que temos de melhor pra fora.

Relembrando Henri Wallon, a afetividade na relação professor-aluno consiste na ação de lidar com as emoções,a criança e o adolescente passam pelo conflito eu-outro de maneiras distintas e o mundo influencia bastante o psicológico deles, ciente disso o educador tem que se mostrar responsável pela transformação do hostil ambiente da sala de aula num recinto amigável e dinâmico, cultivando uma amizade, demonstrando respeito, priorizando o bem estar destacando a interação ao invés de apenas bancar o falastrão, pois isso apenas serve para afugentar a criança,o professor deve sempre estar objetivando eliminar um ambiente que semeie pavor ou ira na criança, quando esse profissional finalmente compreender o que a pedagogia do amor tão enfatizada por Gabriel Chalita pode proporcionar, o aprendizado fluirá e finalmente a origem da palavra "aluno" será esquecida, e esses profissionais se deixarão "ofuscar" pela luz proveniente de seus educandos.




Embasando-se nas sábias palavras do célebre Paulo Freire: "
Não se pode falar de educação sem amor" como tornar o ambiente escolar mais atrativo para a criança ?

2 comentários:

  1. Thy, essas palavras tem tudo a ver com o discurso de Dane, que a propósito, será seu tema de TCC, senti como se ela estivesse falando! Rsrsrs
    A afetividade é de fato um fator determinante para o bom andamento da funcionalidade da escola. A realidade que vamos encontra é muito dura, muitos dos nossos futuros alunos serão pessoas carentes de carinho, de atenção, de respeito e que na maioria das vezes vão externar issos através de atitudes agressivas.
    Certamente teremos dificuldades em lhe dá com essas situações, por isso acredito que a melhor maneira de transformar o ambiente hostil e através do amor, pela profissão, pela educação, pelo ser humano...

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  2. Além do amor tanto pelo aluno quanto pela profissão enfatizado por você em todo o texto e lembrado por Mônica, acredito que é necessário tornar o espaço de aprendizagem prazeroso. Os alunos precisam antes de tudo gostar de ir pra escola. E para isso, esse ambiente deve contar com profissionais motivados que busquem sempre inovar trabalhar com o lúdico; é necessário que a escola se preoculpe com sua infra-estrutura, tanto se tratando de conforto e área suficiente como em deixar o espaço mais alegre mais receptivo.Acredito que esses elementos citados sejam a base.

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