quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Professor/aluno/coordenador

Coordenar: v.t. Dispor em certa ordem, segundo determinado sistema; organizar, arranjar.








A sociedade sempre estigmatizou a figura do coordenador pedagógico,frequentemente é visto como o "tirano" que apenas serve para controlar os alunos indisciplinados, nunca como aquele que aconselha, ou como o amigo que senta para escutar o que o aluno tem a dizer,e em tempos atuais, esse lado do profissional deveria ser bastante posto em prática,afinal num mundo onde as famílias vem cada vez mais se fragmentando,o coordenador serve como um baluarte para essas crianças.


A coordenação deve focar-se também no processo ensino-aprendizagem, sempre se preocupando com as dificuldades,tentando saná-las ou pelo menos abrandá-las e valorizando a bagagem que a criança traz, deve intervir,dinamizar, organizar,tudo isso de uma forma reflexiva para aprimoramento de aluno,funcionário e professor,muitos esquecem da interação que esse profissional tem que ter com este último, o coordenador tem que escutar as propostas, carências e até as inquietudes do educador, isso é de suma importância para que o trabalho flua,os empecilhos sejam ultrapassados e o objetivo alcançado.


Propostas curriculares, envio de alterações no PPP, enfim o coordenador detém a responsabilidade por todas as discussões de caráter pedagógico dentro do ambiente escolar, porém mesmo com todas estas incumbências, é preciso agir, "colocar a mão na massa",explicitar vontade de mudar e sempre estender a mão (literalmente !).

5 comentários:

  1. A necessidade de implantação de sistemas educacionais que atentem para uma verdadeira gestão democrática na escola pública, ganhou nos últimos anos, destaque nas discussões políticas, sociais e econômicas e se tornou a palavra de ordem
    Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar

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  2. olá colegas, claro e inteligível o modo como thiago sintetizou o trabalho do coordenador,não? o trabalho desse profissional é de real valor nas escolas e são várias as suas atribuições sim,e quando respaldado em conhecimentos teóricos associados à prática cotidiana, o resultado é excelente. Particularmente tenho vivenciado a atuação de uma profissional assim: séria com o que faz, atualizada profissionalmente, e que busca a todo momento, a harmonia e interação;aunos, professores,funcionários e coordenação.

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  3. Os professores reconhecerão o coordenador como um aliado quando perceberem o seu empenho em apoiá-los na execução do planejamento.
    Por exemplo: Se o professor conversa com o coordenador e conta-lhe a necessidade da turma e o seu desejo de realizar um projeto (ou aula) que está “arquivada” por falta de tempo, recursos ou outro motivo e esse coordenador busca meios para que o projeto se concretize, ele terá a confiança do professor que irá compreender que o coordenador se interessa pelo aprendizado de seus alunos e valoriza o seu trabalho.
    Professores, coordenadores e alunos serão beneficiados nessa interação. (:

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  4. Olá Thiago,

    Gostei muito da sua escrita, foi clara e objetiva, além de muito poética; bem a sua cara! Você conseguiu falar sobre o coordenador pedagógico da forma que de fato este é, bem como valorizando essa figura, que por vezes é tão diminuido, ou seja, tem a sua importância muita diminuida.

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  5. Nos comentários de Balbina, Lilian e Haidêe podemos perceber como o colega Tiago falou muito bem sobre a importância da atuação do coordenador pedagógico, ai me pergunto: Se esse profissional é tão importante porque não encontramos ele na maioria das escolas? Não seria pelo fato de que através da atuação desse profissional o processo de ensino aprendizagem seria mais significativo para o professor e para o aluno, bem como para toda comunidade escolar e local?

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